Muitas pessoas que moram em sobrados procuram por um espaço a mais em suas casas, e a solução pode ser mais simples do que aparenta: ter uma garagem, mas não possuir um carro. O que pode ser feito com esse ambiente?

Normalmente, quem não possui um carro, utiliza a garagem como um depósito desorganizado de diversos itens, ferramentas, móveis sem uso, entre outros.
Mas se a necessidade de um espaço diferenciado aparecer, há a oportunidade de transformar esse ambiente em um lugar despojado e moderno.

Garagem é mais um cômodo útil

Não ter um carro, mas possuir uma garagem, além de ser um local de armazenamento de objetos, pode ser uma opção por mais espaço, principalmente em sobrados.
Se a ideia for bem elaborada, a garagem pode se tornar em algo funcional ou até mesmo em uma área de atividades – que não foi possível criar em outro ambiente do sobrado.
Nesse caso, as alternativas mais apostadas nos sobrados em Curitiba, por exemplo, são:

  • Uma área gourmet, ou seja, um espaço em uma área externa, onde é possível receber amigos e ter uma diversão aconchegante.Esse novo espaço, dependendo do tamanho e da personalidade do morador do sobrado, pode contemplar uma churrasqueira, armários que armazenam objetos de cozinha (panelas e outras louças) e um móvel planejado que possibilita a colocação de mesa e cadeiras. O teto da garagem pode ser feito de material retrátil, para servir de cobertura e proteção ao ambiente e aos convidados.
  • Escritório particular: um espaço individual (o famoso cantinho) pode ser criado na garagem sem uso, de modo que seja um local para trabalhar com tranquilidade, durante o dia ou a noite. Um detalhe importante é a questão da iluminação, que deve ser bem planejada para não atrapalhar os momentos de trabalho ou estudo.
  • Ateliês ou espaços para hobbies: dependendo do hobby, a garagem pode se tornar um ateliê espaçoso e prático, como, por exemplo, pessoas que possuem aptidão para pinturas, ou até mesmo para trabalhos de marcenaria.
  • Cômodo para alugar: quando há a necessidade de um dinheiro extra, principalmente quando a família não possui um carro, mas tem uma garagem, uma opção muito viável é criar um espaço que sirva como aluguel, isto é, um pequeno lar funcional.

Outras opções bastante interessantes para garagens sem uso em sobrados em Curitiba são:

  • Depósito organizado: ao invés de deixar todas as bugigangas no caos, pode-se apostar em armários e prateleiras planejados, como também em caixas organizadoras. Ainda pode sobrar um pequeno espaço para circulação.
  • Ambiente de relaxamento: a instalação de sofás ou até mesmo redes pode fazer com que a garagem sem uso se torne um local onde a família se reúna para desfrutar de certa paz.

Profissionais de arquitetura e paisagistas podem oferecer diversos pensamentos distintos sobre o que fazer quando existe uma garagem, mas não ter um carro. Se você ainda está com dúvidas, procure a ajuda de um profissional.