O que você vai encontrar neste artigo:

Investiu em um sobrado, mas não faz a mínima ideia sobre como decorá-lo? Há 5 dicas de decoração de um sobrado preciosas que podem ser colocadas em prática.

Veja, aqui, como decorar um sobrado.

Imagem de uma sala com escada que leva para o andar superior

1. DÊ UMA ATENÇÃO ESPECIAL À ESCADA

Ao montar a decoração de sobrado, é comum deixar a escada de lado. Mas, esse é um grande erro porque ela também é parte do imóvel e merece uma atenção especial.

São tantas opções de formatos, tamanhos e materiais de escadas no mercado que fica difícil escolher qual é a melhor para o seu sobrado. A primeira dica para escolher uma escada é, antes de tudo, observar o espaço que você tem.

A escada tradicional – chamada de reta – é uma ótima escolha para quem tem um ambiente amplo, já que necessita um maior espaço para a construção. Já a escada em L, é uma opção para ambientes menores, já que utiliza muito bem o espaço que tem.

A escada U, que segue a mesma premissa, necessita de um pé direito alto, caso isso se cumpra, o efeito visual que ela proporciona pode ser o grande diferencial de um sobrado.

A escada caracol é coringa para ambientes pequenos porque, além de criar uma ótima estética, ela não necessita de muitas coisas para ser construída. Por último, a escada em formato circular é o oposto.

Ou seja, é ideal para espaços amplos e pé direito alto. Além de formatos, é possível ousar com materiais, corrimãos, cores etc. Tudo isso contribui para criar um ambiente único para o sobrado.

É possível, por exemplo, utilizar a parte debaixo da escada para montar um pequeno jardim. Outra possibilidade é pendurar quadros na parede, dando um toque de irreverência ao local.

2. ESCOLHA A COR DAS PAREDES CORRETAMENTE

Um detalhe deve ser considerado ao escolher a cor de sobrado: o tamanho dos cômodos. Se for pequeno, é interessante utilizar uma só tonalidade, o que ajudará a garantir um efeito de unidade e amplitude visual. Dê preferência para tons claros, porque são mais adequados a ambientes pequenos.

Algo interessante de se fazer antes de escolher qual cor será as paredes do sobrado, pode ser uma boa opção analisar a psicologia das cores, isso contribuirá tanto com a estética, quanto com a possibilidade de criar um conforto maior.

Saiba um pouco mais sobre esse estudo e aprenda como escolher a cor de sobrado:

Cores quentes: são estimulantes, como o amarelo, marrom e laranja. São indicadas para os quartos, cozinha ou sala de jantar, com uma versão mais suave. Elas podem dar a sensação de acolhimento.

Cores frias: transmitem relaxamento e tranquilidade, como o azul, cinza e lilás. São apropriadas para quartos e ambientes de descanso. O cinza, na tonalidade mais escura, é uma cor que representa modernidade.

É interessante saber a influência que elas podem gerar no ânimo, humor e na própria disposição, dessa maneira, pode-se criar uma paleta de cores única de acordo com as emoções que deseja sentir e transpassar dentro do seu sobrado.

 

Leia também:

>>> Pintura de sobrado: como escolher as cores?

3. DEFINA O PISO COM CUIDADO

Quer passar a sensação de amplitude em todo o pavimento? Então, considere escolher somente um tipo de piso / revestimento. Quando se utiliza vários pisos, tem-se a sensação de recorte e redução de espaço.

Hoje em dia, são 9 os tipos mais populares de piso: cerâmica, porcelanato, cimento queimado, ladrilho hidráulico, mármore, granito, laminado de madeira, assoalho de madeira e piso vinílico.

Para dar um toque mais rústico ou industrial, o piso de cimento queimado pode cumprir muito bem o papel. Se mora em um lugar muito quente, o piso de mármore pode ser um ajudante para não passar tanto calor, além de ser chique.

Ainda seguindo o conceito de algo mais chique, o granito pode ser uma ótima opção para passar essa sensação, assim como o assoalho de madeira. Visando o custo benefício, o laminado de madeira está presente para passar aconchego e garantir o mesmo visual do assoalho. 

Enfim, são diversos critérios que devem ser colocados em cena para analisar qual é a melhor opção de piso para sobrados.

4. ELEJA UM ESTILO DECORATIVO

A melhor forma de decorar fácil e rapidamente um sobrado é escolhendo um estilo decorativo, porque basta se basear nele para comprar móveis, acessórios e definir as cores predominantes.

Existem vários estilos decorativos disponíveis, podendo escolher o minimalista, escandinavo, contemporâneo, rústico, vintage, clássico, entre outros que combinem com o gosto dos moradores.

O estilo minimalista, por exemplo, é uma opção que visa o “menos é mais”. Ou seja, uma simplicidade de móveis e sem muita complicação na hora de escolher os objetos de decoração.

Já o estilo vintage busca trazer elementos antigos para complementarem os objetos mais modernos. É a hora de tirar todas as relíquias do fundo do armário e colocar para jogo!

Para quem não se prende ao passado, utilizar o estilo contemporâneo é a chave. Sem muita informação, seguindo linhas mais retas e mais simplicidade. Um estilo minimalista reforçado, sem medo de utilizar objetos que possam complementar a decoração.  

Imagem sala de um sobrado decorado

5. ATENTE À ILUMINAÇÃO

A iluminação é uma das maiores dúvidas sobre como decorar um sobrado, porque alguns espaços podem ter um pouco menos de luminosidade. Em casos assim, invista em sistemas de iluminação artificial com sancas, por exemplo. Também abuse das luminárias, que complementam a decoração com estilo.

Hoje em dia, o conceito aberto domina os sobrados e é aí que entra a iluminação como uma ótima dica: utilize-a para delimitar ambientes. Assim, cada cômodo ficará dividido sem ter a necessidade de colocar uma parede no meio.

Use luminárias destaques e outras complementares em ambientes como sala de estar ou sala de jantar. Respeite o conceito decorativo e não atropele um com o outro. 

Agora que você já tem todas as dicas de como decorar um sobrado, busque o seu novo lar na Endepro Engenharia, Construtora de sobrado em Curitiba. Entre em contato com os corretores de plantão e comece agora a mudar de vida.

Imagem banner guia planejamento

Leia também:

>>> Como mudar a decoração de ambientes apenas com a iluminação

>>> Como adaptar um sobrado para crianças